FALE CONOSCO
Por favor, entre em contato conosco utilizando nossos canais de atendimento.
Telefones:
(11) 2925-2109WhatsApp:
(11) 9 7658-2820E-mail:
vendas@bruhel.com.brEndereço:
Rua Celeste, 65CEP 03174-060 - São Paulo / SP
Muitas indústrias contam com um sistema de vedação, que impede a passagem de fluídos, garantindo o bom funcionamento dos equipamentos e a segurança dos funcionários.
Mesmo que o assunto pareça algo simples, muita gente não sabe como esse sistema funciona e que existem diferentes tipos. Por isso, a equipe da Bruhel preparou um artigo completo com tudo o que você precisa sabrer, confira:
Veja também: Para que serve uma correia e quando devemos trocá-la? Descubra aqui
O sistema de vedação industrial é uma técnica utilizada em diversos segmentos para impedir que fluídos sólidos, líquidos ou gasosos passem do ambiente externo para o interno.
Essa proteção evita contaminações do ambiente, além de prevenir danos que prejudiquem o funcionamento das máquinas e equipamentos, além de evitar desgastes, falhas ou erros que atrapalhem a produção da empresa.
Os equipamentos utilizados no sistema de vedação industrial são feitos de diferentes materiais e seguem rígidas normas de qualidade, definidos por organismos nacionais e internacionais.
Os sistema de vedação pode ser apenas uma pequena parte dentro de equipamentos gigantescos, mas sem ele, os maquinários não funcionariam corretamente e a produção estaria comprometida.
O mesmo também vale para os rolamentos, que também estão presentes em muitos maquinários.
Os rolamentos também precisam de manutenção periódica e de substituição, sendo assim, é sempre bom contar com um fornecedor de confiança, que entenda suas necessidades e que ofereça preços competitivos.
A Bruhel, maior distribuidora de rolamentos em São Paulo, é o fornecedor ideal para sua empresa. Contando com uma equipe de atendimento técnico capacitada, nossa empresa é conhecida pela qualidade de nossos serviços.
Faça agora mesmo uma cotação gratuita via WhatsApp e conheça nosso amplo catálogo de produtos.
O sistema de vedação industrial é instalado entre componentes dinâmicos ou estáticos, podendo ser realizado de diferentes formas. Confira.
Anéis O’rings
Esse sistema tem o formato de um “o” e é mais utilizado em sistemas dinâmicos e estáticos.
Os o’rings são anéis de borracha encontrados em diversos equipamentos, principalmente para os que trabalham com fluídos líquidos e gasosos.
Coxins
Os coxins absorvem vibrações e choques entre as peças, permitindo que as máquinas permaneçam estáveis enquanto trabalham. Seu uso é mais comum em sistemas dinâmicos, que operam com certa rotação, como: motor, balança e ventilador.
Êmbolos
Os êmbolos são utilizados de forma muito específica, sempre em aplicações de efeito suplicado. Esse sistema oferece segurança, controlando os fluídos hidráulicos ou pneumáticos, evitando que passem para o ambiente externo, escapando de equipamentos com baixa pressão.
Gaxetas
As gaxetas são utilizadas em sistemas com movimentação axial em baixa ou alta pressão, e sua vedação é feita por meio da aplicação de pressão do fluído nos lábios, estruturas que vão de encontro a cilindros ou hastes.
Gaxetas Chevron
As gaxetas chevron tem formato de “V” e se apoiam na parte superior de anéis localizados em cima e, embaixo, de hastes e pistões encontrados em sistemas hidráulicos de alta pressão.
Juntas
As juntas são usadas em flanges e motores, fabricadas em borracha e são a forma mais comum de sistema de vedação industrial em uso.
Raspadores
Os raspadores são vedações com formato de anel e aplicados para limpar e/ou proteger hastes. São utilizados tanto em sistemas hidráulicos como em pneumáticos. Esse sistema remove qualquer resíduo que possa prejudicar o bom funcionamento da estrutura.
Retentores
Os retentores são sistemas de vedação extremamente rígidos. Essa estrutura alcança um potencial estável e gira firmemente enquanto veda toda os pontos. Sua característica raspadora barra substâncias sólidas do meio externo, evitando que estas contaminem o alojamento ou outras peças.
Nesta estrutura, os sistemas são fixados nos acoplamentos e utilizados em motores e redutores industriais, para que não causem vibrações, barulhos ou atritos entre componentes mecânicos de máquinas. A fabricação é realizada a partir do termoplástico poliuretano, permitindo que sejam rígidos ou flexíveis.
Também pode te interessar: Quais os tipos de lubrificantes e suas aplicações? Descubra aqui
Na Bruhel, você encontra as Melhores Marcas de Rolamentos, com os menores preços do mercado. Faça agora mesmo uma cotação gratuita via WhatsApp e comprove nossa eficiência!
Por favor, entre em contato conosco utilizando nossos canais de atendimento.