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Quem trabalha em indústria certamente já deve ter ouvido falar em junta homocinética, mas nem todos sabem para que elas servem.
As juntas homocinéticas são as responsáveis por transmitir a velocidade constante da saída do diferencial para as rodas.
Basicamente, é um conjunto de engrenagens essencial para fazer as rodas de um carro girarem. Sem ela, a estabilidade do seu automóvel estaria comprometida.
Se você deseja saber mais sobre esse componente, confira na íntegra o artigo feito pela equipe da Bruhel:
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A junta homocinética possibilitou o uso da tração dianteira, servindo para levar a tração do câmbio para as rodas. É ela que conecta o cubo da roda ao semieixo da transmissão com o eixo do câmbio, transmitindo uma potência muito eficiente em diferentes angulações entre os eixos.
Ela fica localizada embaixo do carro, perto das rodas e protegida por uma coifa.
Ela é um elemento que de segurança para o carro. Se tiver alguma falha ou uma quebra nessa junta, a energia produzida pelo motor não será mais transmitida para as rodas, o que provocará uma parada total do veículo.
É uma peça que funciona por meio de um rolamento de esferas que correm em trilhas dentro do eixo conduzido, permitindo uma variação da posição do eixo da roda.
A junta homocinética é importante para que seja transferido o torque da transmissão para as rodas motrizes à uma velocidade constante, mas sempre acomodando o movimento para cima e para baixo da suspensão.
Muitas rodas traseiras e carros que contam com tração nas quatro rodas, possuem articulações homocinéticas, o que também é denominado como velocidade constante.
Em um maquinário industrial, cada componente importa e o problema em uma das peças, por menor que ela seja, pode atrasar toda a sua linha de produção.
Por isso, é importante contar com um fornecedor de confiança para peças de reposição, que lhe atenda com agilidade e oferte produtos de qualidade, com preços competitivos.
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Ela tem a possibilidade de usar a tração dianteira, que é tão comum nos veículos atuais. É uma inovação que fez com que os veículos se tornassem mais compactos, leves e com a configuração do motor dianteiro podendo ser usada sem o uso de um eixo cardã, para a transmissão dos movimentos para a roda. Contudo, o resultado é o de um menor consumo de combustível.
Na tração dianteira, o motor, a transmissão e o diferencial ficam na frente do carro. Há uma menor perda de potência na transmissão, garantindo uma distribuição de peso, sendo mais adequada para a aderência das rodas na frente, dando mais estabilidade e maior capacidade de manobras. É um conjunto fundamental para manter a estabilidade dos carros.
É muito importante que sempre seja realizado uma manutenção preventiva dessas juntas. É preciso seguir a todas as orientações do fabricante e procurar sempre por fazer revisões entre 5 mil km e 10 mil km.
Uma falha não corrigida nessa peça, poderá danificar outras partes da suspensão do carro, resultando em gastos ainda maiores.
Os principais sinais de alerta de que o carro pode emitir sobre problemas na junta homocinética são os seus ruídos.
Se os problemas forem identificados com antecedência, muitos riscos e gastos podem ser evitados.
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