FALE CONOSCO
Por favor, entre em contato conosco utilizando nossos canais de atendimento.
Telefones:
(11) 2925-2109WhatsApp:
(11) 9 7658-2820E-mail:
vendas@bruhel.com.brEndereço:
Rua Celeste, 65CEP 03174-060 - São Paulo / SP
Você sabe o que é uma correia ou para que ela serve? Na mecânica, as correias são definidas como cintas de materiais flexíveis, que normalmente são feitas de camadas de lonas de borrachas vulcanizadas.
Abaixo, você confere um artigo completo sobre elas, feito pela equipe da Bruhel. Leia na íntegra e tire todas as suas dúvidas:
Veja também: Para que serve e onde fica a junta homocinética? Descubra aqui
As correias servem para transmitir a força e o movimento de uma polia ou das engrenagens para outras. As correias são compostas de vários materiais e formas, que são responsáveis pela transmissão de rotação. A transmissão por correias é composta por um par de polias, uma motriz que fica fixada ao eixo motor e outra resistente.
A transmissão de potência no conjunto só é possível quando existe atrito entre polia e correia, que é obtido inicialmente pela tensão uniforme entre o conjunto. Quando está em funcionamento, essa tensão desaparece, ou seja, não fica uniforme e tensiona um lado para que outro fique folgado, isso causa uma deformação na correia .
Há um tipo de deformação da correia que um lado fica esticado e o outro lado comprime. Outro tipo, que pode acontecer nas correias, é o deslize, causado pela tensão inicial que não é suficiente e ou sobrecarga no eixo resistente, não dando assim o atrito necessário entre a polia e correia, ou seja, o conjunto.
Dependendo do tipo das correias e caso sejam usadas de forma correta, é preciso fazer a manutenção para que a vida útil das correias seja maior.
Inicie a manutenção das correias pela limpeza, nas primeiras 50 horas de trabalhos delas. Fique atento na tensão, porque é nesse período em que mais é exigido do seu funcionamento, ajustando-as sempre que for necessário. Depois de 100 horas, faça a verificação de desgaste e da tensão.
Como vimos, as correias são componentes de extrema importância para muitos maquinários, no entanto, elas precisam de outros componentes, tais como engrenagens e rolamentos, para funcionarem adequadamente.
Os rolamentos também precisam ser substituídos regularmente como parte do processo de manutenção, por isso, é bom contar com um fornecedor de confiança, que ofereça marcas de primeira linha e preços atrativos.
A Bruhel, maior distribuidora de rolamentos em São Paulo, atende esses requisitos, além de contar com uma equipe de especialistas que estão prontos para te auxiliar com dúvidas técnicas.
Faça agora mesmo uma cotação gratuita via WhatsApp e surpreenda-se com a qualidade de nosso trabalho.
Como existem outros tipos de correias, a troca das correias dentadas do motor deverá ser feita quando o equipamento completar 40 mil quilômetros. Podendo ser trocado também por mensuração de tempo, em média de 5 anos para realizar a manutenção.
Após esse tempo, ou após essa quilometragem informada, ainda que o equipamento seja bem cuidado, as correias poderão perder a eficiência e poderá sofrer alguma ruptura, podendo causar outros problemas para o motor e até em outras peças do carro.
O ideal, é que quando uma correia desgastar, troque todas as correias do sistema. Não é indicado misturar as correias com tempos de uso diferentes, sendo importante usar sempre correias da mesma marca e jamais tente fazer um remendo.
As informações que você viu aqui foram uteis? Tem mais alguma informação que queira acrescentar? Deixe um comentário abaixo e compartilhe as informações com outras pessoas!
Também pode te interessar: Como funciona um gerador de energia? Descubra aqui
Na Bruhel, você encontra as melhores marcas de rolamento, com os menores preços do mercado. Faça agora mesmo uma cotação gratuita e garanta o bom funcionamento do seu maquinário!
Por favor, entre em contato conosco utilizando nossos canais de atendimento.